segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Com a Palavra por Khaoe Pacheco Edição 6




Dicas de seriados pelo mundo todo
 por Khaoe Pacheco do Blog BadFish


     Quem é fã de séries de TV está acostumado apenas com produções americanas. Não da para negar que o pessoal em Hollywood sabe fazer como ninguém um seriado, assim como os brasileiros sabem fazer novela. Mas de um tempo pra cá, outros países estão arregaçando as mangas e mostrando que também fazem coisas interessantes. E de tão interessante que são, até os americanos estão correndo atrás fazendo seus remakes.


     O país que mais acerta em exportar serie é a Inglaterra. É de lá que vem a série mais Cult de todos os tempos, Dr. Who. O programa está há 50 anos no ar pela BBC. Para se renovar, de tempos em tempos, é trocado o ator principal que é um doutor que vive muitas aventuras envolvendo tempo e espaço. O detalhe mais engraçado envolvendo Dr. Who é que ele ficou mundialmente famoso há pouco tempo, graças à participação de atores queridos pelo público. A BBC também é famosa por minisséries, das últimas que foram produzidos destaco Inside Man, sobre quatro empregados que resolvem realizar o crime perfeito ao assaltarem a empresa. E também Good Cop, sobre um rapaz que muda sua forma de ser ao matar um sujeito. 




     Ainda da Inglaterra vem a serie que é mania no mundo, Downton Abbey é produzida pela ITV, a concorrente direta da BBC. Com enredo simples, mas cativante, o seriado conta a historia de uma família e seus empregados entre os anos 1910 e 1920. Exibida também pela ITV, Sirens é bem popular por trazer um humor chulo e grosseiro e mostra um grupo de amigos paramédicos não muito interessados em salvar vidas.

     


     Continuando no velho continente, da França vem Les Revenants, a resposta europeia para The Walking Dead, já que se trata do mundo infestado por zumbis. E, baseado numa popular série revista de quadrinhos dos anos 80, chega Metal Hurlants (chamado aqui no país de Metal Pesado). Da Dinamarca, a série chamada Forbrydelsen ganhou uma versão americana que tem seu charme, mas não é tão legal quanto a original. E também The Bridge sobre a união das policias dinamarquesa e sueca para investigar um assassinato.




     Anos atrás, a Nova Zelândia e suas belezas naturais eram vistas e apreciadas nas séries Xena e Hércules. Hoje, quem cuida de mostrar como é linda aquela terra são os Power Rangers, que tem filmagens realizadas naquele país. Outro país belo é a Austrália que nos apresentou uma produção muito bem elogiada pela crítica especializada. Em The Slap temos um churrasco que acaba de modo abrupto ao mostrar um adulto dando um tapa numa criança que se comportava mal. 




     Outro país que fala a língua inglesa e que produz muito seriado é o Canadá que apresenta a nova versão de A Bela e a Fera estrelada por Kristen Kreuk de Smallville. De todos desta lista, o Canadá é o país que mais está exportando seriados. Mas, infelizmente, a maioria segue a cartilha americana e contam histórias que estamos acostumados a ver. Dei só uma pincelada, pois, muitos países estão vendendo suas produções com êxito para o mundo, basta conferir a grade de programação dos canais Eurochannel e + Globosat HD. Até a próxima edição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário