segunda-feira, 26 de agosto de 2013

GARIMPO: A VACA E O FRANGO E EU SOU O MÁXIMO


Uma dupla mais que animada 
por Khaoe Pacheco do blog BadFish




   Todos os finais de semana as 19h00 o canal Tooncast reserva aos assinantes duas pérolas da historia das animações americanas, A Vaca e o Frango e Eu sou o Máximo. Produções originais do  Cartoon Network, as animações foram produzidas a partir da necessidade do canal em ter produções próprias na sua grade de programação que estava ficando defasada por apostar em produções antigas da Warner Bros e dos estúdios Hanna-Barbera. Alias, o Cartoon faz parte do conglomerado Time-Warner.



   A Vaca e o Frango, produção de 1997, é provavelmente o desenho mais surreal já produzido. A premissa absurda conta a hilária convivência de uma vaca chamada Vaca e seu irmão frango chamado Frango. Os dois vivem junto com os pais humanos chamados Pai e Mãe que sempre são focalizados da cintura para baixo. Os roteiristas do desenho liderados pelo criador David Feiss piravam muito, pois nunca as historias eram convencionais como nos outros desenhos. As aventuras dos dois podiam se passar em qualquer lugar. A paz dos irmãos é sempre atrapalhada pelo vilão da serie chamado Bunde Fora um ser que a cada episódio aparece para atrapalhar a vida dessa família nada comum.



   Tão surreal quanto A Vaca e o Frango, Eu sou o Maximo conta as malucas aventuras de Máximo, uma doninha esperta e seu inseparável companheiro Babao um babuíno muito doido. Suas aventuras se passavam em qualquer lugar e qualquer período de tempo. O desenho foi criado também por David Feiss que testou a produção primeiro em A Vaca e o Frango. Os dois fizeram tanto sucesso que acabaram ganhando serie própria. Se o publico ficou surpreso com tanta loucura vista em A Vaca e o Frango, Eu sou o Máximo conseguiu superar a criação original no quesito loucura.



   O sucesso destes desenhos no Brasil não seria o mesmo sem a inspirada versão dublada feita nos estúdios Cine Vídeo no Rio de Janeiro. A Vaca foi interpretada pela experiente Mirian Fischer que já havia arrasado como Lilica do desenho Tiny Toon. Ate hoje a atriz lembra com carinho da personagem e a considerada como uma de suas favoritas, apesar de usar e abusar de sua voz. Com poucos trabalhos de destaque no currículo até então, Clecio Souto viu as portas da dublagem se abrirem de vez ao fazer Frango com um timbre quase idêntico ao original. Outro que arrasou foi Jorge Vasconcelos como Bunde de Fora, o vilão. Outro destaque da dublagem foi a adaptação para o português de algumas expressões vistas no desenho. Dublado no mesmo estúdio, Eu sou o Maximo teve um inspirado Guilherme Briggs como Babão. O ator “brincou” bastante e improvisou o quanto podia. Apesar de mais contido, o experiente Dario de Castro interpretou Máximo.  



   Os desenhos, juntamente com outro clássico, As Meninas Superpoderosas, ajudaram a elevar o nome do Cartoon Network que no Brasil ficou famoso por ser o primeiro canal a exibir exclusivamente desenhos animados. Se hoje é comum, há 20 anos parecia só coisa de desenho animado. Até a próxima e última edição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário