sexta-feira, 14 de junho de 2013

FIM da MTV BRASIL?!?




por DIOGO BUENO


`Cá Entre Nós`


   Nas últimas semanas o possível fim do canal MTV aqui do Brasil foi o assunto mais comentado nos bastidores do entretenimento. O contrato da editora Abril com a Viacom - detentora dos direitos da marca - finaliza em dezembro e ao que tudo indica até lá o canal apresentara apenas reprises e vídeo clipes. Os VJ`s Titi Muller, Didi Effe, Juliano Enrico e Chay Suede foram dispensados e os programas Acesso MTV, MTV Sem Vergonha e A Hora do Chay descontinuados da grade de programação. 





   O canal do grupo Abril nasceu em 20 de outubro de 1990 como a primeira rede de televisão aberta segmentada. Os primeiros VJ`s são hoje rostos queridos pelo grande publico: Astrid Fontenelle, Zeca Camargo, Sarah Oliveira, Sabrina Parlatore, Daniela Cicarelli, Cuca Lazzarotto, Maria Paula, Marina Person, Thunderbird, Didi Wagner, Andre Vasco, Marcos Mion, Cazé Peçanha entre outros. Em declaração no seu Twitter a respeito, Astrid comentou o triste fim da emissora que ela ajudou a construir: 'E pra terminar essa sexta foto de uma parede do meu escritório. Um pedaço do primeiro outdoor feito pra anuncia a estréia da MTV Brasil em 1990! Fui a primeira Vj a aparecer na tela, anunciando nossa chegada! A MTV Brasil será pra sempre parte importantíssima da minha história, e de tanta gente... Salve Cuca, Daniela, Maria Paula, Gastão, Rodrigo, Zeca, Thunder Tantos' finalizou mostrando uma foto de seu escritório (uma foto do símbolo da emissora). 




   Tive alguns momentos felizes com a MTV. Sabe quando você assiste um programa por meses a fio. Sabe tudo, não perde por nada? Então, isso aconteceu comigo com vários programas em diferentes épocas. Parece que sua vida não seria a mesma coisa sem eles. Dani Cica e seu Beija Sapo e Daniela no Pais da MTV; Disk MTV com as K-SIS; Ponto Pe com Penelope Nova; Marina Person e o TOP 20. Odiava os VMB pela péssima organização e total despreparo do publico - como quase sempre - na hora de votar no melhores do ano. 






   A MTV sempre mostrou o que o jovem estava pensando. Esteve nos principais eventos dessa garotada. Mostrou novas bandas, inovou e trouxe tendências características do canal pop. Confesso que gostava mais do canal na época das K-Sis, mas reconheço os talentos que vieram depois. Marcelo Adnet, Dani Calabresa e Tata Werneck são bons exemplos. Dessa última leva amo Titi Muller e Jana Rosa. Talentosas e carismáticas  as duas devem ser rapidamente contratadas por outra emissora. 




     Muita gente - assim como eu - sente muito a perda deste canal que de certa forma nos moldou, informou e entreteve por anos. MTV vai fazer falta e claro entrou para a historia deste importante veiculo de comunicação chamado TV. Até a próxima transmissão!! Até a próxima edição!!!


3 comentários:

  1. Fiz parte da geração que em 1990 ficou paralisada em frente à TV para ver o que viria... E veio tanta coisa... o surgimento de grupos como Deee Lite, a explosão do R.E.M. Information Society, George Michael, enfim: o videoclipe cunhou a cara da música nos anos 90. Com o tempo veio a crise de identidade, aquele estranho período em que a MTV passava clipes de Axé e pagode, as idas e vindas do Thunderbird, Rock Gol, o sempre chatíssimo VMB, o Buzz, TV-Lee-Zão (com a Rita Lee, que foi "tipo" VJ por um período), o programa do Marcelo Tás MUITO antes do CQC, o Barraco da Astrid, "CEP", Garganta e Torcicolo, Clássicos com Rodrigo Leão, "Beat" com Maria Paula, Cine MTV com Lorena Calábria e mais tarde com Marina Person, tantos e tantos pódiuns do Disk MTV, enfim: marcou uma era, algumas gerações. Vai deixar um buraco que sub-MTV´s (PlayTV e similares) não vão conseguir suprir. O que faltou em capacidade comercial e administrativa sobrou sempre em criatividade e paixão. Te amo MTV, vou sentir saudades. Luiz, Rio # lz.claudio@terra.com.br

    ResponderExcluir