domingo, 17 de março de 2013

Com a Palavra por Khaoe Pacheco Edição 9





Pagando - caro - para ver... várias vezes 
por Khaoe Pacheco do Blog BadFish


ANCINE PODE RESTRINGIR QUANTIDADE DE REPRISES NA TV PAGA


     Se você gosta do filme Quero Ficar com Polly? Teve várias oportunidades de ver a comédia semana passada. Os canais Fox, TNT, Universal Channel, TBS e Studio Universal exibiram a produção exaustivamente.  No caso da TNT, foram duas vezes, um dia seguido do outro. Você como consumidor que paga – e caro – pela TV por assinatura se sente com relação a isso? Eu me senti mal. Uma por que o filme não é lá essas coisas, mesmo com Jennifer Aniston no elenco.  Outra, por que com este exemplo, é que vemos um painel da TV paga brasileira. 





     Muitos canais abusam do direito de exibir várias vezes um mesmo filme, ou seriado. Em alguns casos, como ocorre com a Warner que exibe dois episódios seguidos de Friends quatro vezes ao dia. Esta é uma realidade que está prestes a terminar. Ao menos, em parte. A Ancine – Agência Nacional de Cinema – estuda a possibilidade de restringir a quantidade de reprises de produções nacionais nas grades dos canais pagos. Desde que o órgão federal aplicou à nova -e polêmica - lei da TV paga, que faz com que canais internacionais como Fox e Sony transmitam 2 horas e vinte semanais de produções nacionais, os programadores estão abusando da paciência dos telespectadores. Por exemplo, os canais acima citado e outros até, fizeram uma compra de um pacote com produções brasileiras (Eu, Tu, Eles; Carlota Joaquina; O Homem que Copiava) entre outros. Esses mesmos são exibidos várias vezes durante a semana.


Leandra Leal e Lázaro Ramos em O Homem Que Copiava



     Conforme uma entrevista concedida pelo presidente da Ancine, Manoel Rangel, essa limitação pode vir a surgir graças inúmeras reclamações dos clientes. “Fizemos uma opção num primeiro momento de não limitar a quantidade de reprises, confiando que os executivos das programadoras teriam bom senso de preservar o interesse do assinante, garantindo o fluxo de programação. Mas, passados cinco ou seis meses de aplicação da lei, seguimos recebendo queixas de assinantes”, disse Rangel ao portal R7. 




     Infelizmente, se a Ancine for à diante neste assunto, apenas as produções nacionais teriam este limite. Não foi comentado nada sobre filmes e séries estrangeiras que são exibidas inúmeras vezes pelos canais. E não é raro pegar um caso do mesmo filme estar sendo exibido em dois canais diferente ao mesmo tempo. Essa é a realidade dos brasileiros pagando um absurdo para ver diversas vezes a mesma coisa. Não é a toa que a TV aberta continua sendo mais assistida até na TV paga. Até a próxima edição!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário