domingo, 16 de dezembro de 2012

Com a Palavra por Khaoe Pacheco Edição 7


Quando a ficção se torna realidade
 por Khaoe Pacheco do Blog BadFish




     O massacre que um jovem perturbado promoveu na escola Sandy Hook na pequena cidade de Newtown nos EUA esta semana, mais uma vez levanta questões sobre a liberdade que os americanos têm para o porte de armas. Certamente, se o controle da população fosse mais rigoroso sobre o risco de ter armas de fogo nas residências, o fato como o visto esta semana, teria menos chance de ocorrer.

     O crime de Newtown fez a impressa mundial lembrar de outras tragédias parecidas, como a de Columbine. Foi na pequena cidade de Jefferson em 20 de abril de 1999 que dois estudantes abriram fogo contra alunos e professores deixando um saldo de 12 mortos e vários feridos. Ao investigarem os motivos, descobriram que os dois rapazes faziam o tipo reclusos, ligados na internet em sites neonazistas. Mas o que tudo isso tem a ver com minha coluna de hoje? O massacre de Columbine me lembrou um episódio da série Buffy – A Caça Vampiros, censurado nos EUA devido a seu teor. No capítulo Earshot (chamado na dublagem de O Alcance da Voz), Buffy (Sarah Michelle Gellar) persegue dois demônios e, ao matar um deles, o sangue do demônio infecta a garota. Ao consultar Giles (Anthony Stewart-Head) ela descobre que pode possuir o chamado aspecto do demônio, ou seja, qualquer característica do ser pode fazer parte da caçadora. Buffy fica eufórica ao descobrir que pode ouvir o pensamento dos outros, até ouvir o pensamento de alguém dizendo que iria matar a todos no colégio.

     Este episódio da série ficou famoso por não ter sido exibido em seu país por um bom tempo. Tudo por que ele estava programado para ir ao ar uma semana após os eventos de Columbine. Na trama, Buffy flagra um estudante que estava armado com um rifle prestes a cometer uma besteira. Quem assistiu o episódio, sabe que Jonathan (Danny Strong) estava armado, mas não para matar alguém. A simples menção ao fato fez o capitulo ser exibido meses depois. 



     O final da temporada também teve que ser postergada, já que mostrava os estudantes armados dentro da escola para enfrentar o mal. É emocionante o discurso que Buffy faz para tentar fazer o garoto largar a arma ela diz que ninguém liga para ele por que esta todo mundo preocupado com a própria dor. Isso, criminosos como o de Newtown, do Rio de Janeiro e tantos outros que vimos, deveriam saber antes de cometerem tantas tragédias. Até a próxima edição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário