segunda-feira, 5 de novembro de 2012

GARIMPO: RENASCER NO VIVA

O Renascer de Benedito Rui Barbosa na Globo
 por Khaoe Pacheco do blog BadFish





     Pode ser que ‘meus garimpos’ aqui no blog possa estar sendo repetitivo ou então a minha televisão estar sintonizado apenas um só canal, mas a verdade é que o Canal Viva todos os meses nos surpreende com uma “novidade” que vale a pena ser comentada. A mais nova atração do canal vai começar a ser exibida na próxima quarta-feira às 16h30, a novela Renascer.





     Esta emocionante e comovente história escrita por Benedito Rui Barbosa estreou em 08 de março de 1993 em meio a muitas expectativas. Era a volta do autor a Rede Globo após o estrondoso sucesso de Pantanal na saudosa Rede Manchete. Ele foi recontratado a peso de ouro e a promessa de escrever para o horário das oito. Benedito entregou uma história enxuta, repleta de tipos inesquecíveis e uma trama envolvente.


Leonardo Vieira viveu o personagem de Antonio Fagundes na primeira fase, surpreendeu e virou galã.

     A novela conta a história José Inocêncio (Antonio Fagundes), um fazendeiro da Bahia e as pessoas que convivem ao redor dele, principalmente seus filhos, José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira). Com este último, Inocêncio vive uma relação de amor e ódio já que sua esposa morreu no parto dele.  Apesar de o fio condutor da trama ser a relação de Inocêncio e João Pedro, outros personagens chamaram a atenção do público. Osmar Prado enfeitiçou a todos como o Tião Galinha, um homem simples que vê a sua esposa apaixonar-se por um padre; Buba (Maria Luísa Mendonça), uma hermafrodita que causa escândalo na fazenda ao se envolver por Zé Venâncio e mais tarde com Zé Augusto e Teodoro (Herson Capri); um fazendeiro mau caráter e grande rival de Zé Inocêncio. 




     Como nem tudo é perfeito, a crítica avaliou muito mal o desempenho da hoje bem elogiada Adriana Esteves. Ela era Sandra uma garota espevitada que era namorada de João Pedro, mas que acaba se apaixonando pelo “painho” dele, piorando ainda mais a relação deles. Foram 213 capítulos que, apesar de lentos e arrastados para os padrões de hoje, encantaram o país que muito viu de Pantanal ali. Eram muitas coincidências entre as tramas alem, obvio, de serem escritas pelo mesmo autor. O diretor geral, Luiz Fernando Carvalho, foi ovacionado pela crítica especializada devido ao capricho da direção e o cuidado com a interpretação dos atores.  Uma excelente história que deveria e merecia ser vista de novo. Até a próxima edição!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário