domingo, 7 de outubro de 2012

Com a Palavra por Cimo Bueno Edição 6




Na Estrada (On the Road) 
por Cimo Bueno do Blog Matinee





     Fazer um filme de um livro consagrado, não é nada fácil. Assim foi com O Senhor Dos Anéis,  alguns admiradores  torceram o nariz para algumas mudanças feitas no filme. Também a série Game of Thrones teve criticas com as mudanças. E, é assim com quase todas as adaptações.


    Mas no filme On The Road, baseado no livro com o mesmo título do escritor Jack Kerouac, as mudanças feitas não alteram a história. E foram necessárias, para adaptar o livro para a tela. É dirigido pelo brasileiro Walter Salles, que foi escolhido diretamente por Francis Ford Coppola - detentor dos direitos da obra -, após ter visto seu filme Diários de Motocicleta.



     O filme se passa em Nova Iorque, antes de 1940. Depois da morte de seu pai, Sal Paradise, um aspirante a escritor de 23 anos, conhece Dean Moriarty, um ex-prisioneiro de 20 anos com uma moral flexível e um charme devastador. Dean é fascinado pela obsessão de Sal por escrever. Sal é fascinado com a liberdade de Dean. Eles passam suas noites sonhando sobre um outro mundo, formando uma amizade que vai faze-los rodar por todo os Estados Unidos. Sal, Dean e sua jovem esposa Marylou formam um trio, viajando e curtindo a liberdade. O elenco conta com Sam Riley, Garrett Hedlund e Kristen Stewart nos papéis principais e todos estão excelentes.





     A história praticamente é um relato verídico das viagens feitas por Jack Kerouac (Sal) e o também escritor Neal Cassidy (Dean). Contando toda a efervescência da cena dos clubes de jazz e um relato bastante aberto e sincero do toda a geração beat. Aconselho a ler o livro primeiro e entender como o ele marcou uma geração e continua a influenciar muitos ainda. O filme teve uma breve passagem pelos cinemas brasileiros e em outubro sairá em DVD e Blu-ray Disc. Até a próxima edição!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário