terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Cinema e os Novos Tempos...



     A primeira lembrança que tenho de ir ao cinema foi no megasucesso "Titanic", em 1997. Estava com minha madrinha Dalila - fiel parceira de filmes – e fiquei fascinado não só pela história, mas também pelo ambiente em si. Poltrona confortável, pipocas, refrigerante e o escuro da sala fazendo com que todas as atenções se voltassem para a telona. Aos 10 anos, eu nem poderia imaginar que aquele simples ato de sair de casa seria a base da profissão que eu escolheria para preencher meus dias com mais vida. 



     Há quatro meses, o Shopping Omar criou uma sala de cinema para apresentação de grandes clássicos, sob o comando do crítico Marden Machado. A magia das antigas salas de cinema é resgatada para o deleite dos fãs da sétima arte. Os gêneros se misturam - saímos de casa e, de repente, estamos no Velho Oeste dos anos 60. Num piscar de olhos, voltamos ao noir dos anos 30 e, quando menos esperamos, somos agraciados com Bete Davis em "A Malvada" (1950). 



     A receptividade do público tem sido fantástica. Também, não é para menos: no final de cada sessão, é aberto um debate sobre o filme e seu contexto histórico. Os 25 disputadíssimos lugares do pequeno e aconchegante Cine Omar unem pessoas desconhecidas, mas que dividem o mesmo apreço pela cultura. A conversa flui como em uma roda de amigos.  



     Como cinema e capitalismo sempre caminharam juntos, é inspirador conhecer projetos que celebrem a inteligência e propagem os clássicos. Desde o advento do cinema em, 1895, as pessoas o tratam como escapismo, em geral como uma forma para esquecer de seus problemas e vivenciar uma época perdida, inusitada e, por que não, entrar em um mundo muitas vezes inimaginável. Até a próxima edição!!!


*Esse texto foi corrigido e analisado pelo professor de Jornalismo Especializado Rodrigo Wolff Apolloni.

3 comentários:

  1. Ótima matéria e ótimo texto. Resumiu precisamente nosso objetivo com o Cine Omar.

    Nossos sinceros agradecimentos!

    Equipe Shopping Omar!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cimo e equipe do Shopping Omar. Agradeço também os elogios.

    ResponderExcluir