segunda-feira, 20 de agosto de 2012

GARIMPO: NOVAS SÉRIES BRASILEIRAS



 Agora é LEI.
Por Khaoe Pacheco do Blog BadFish


Uma nova lei aprovada no congresso obriga as emissoras de TV a cabo a dedicarem 20% de sua programação do chamado prime time – período entre 18h00 e 00h00 - a produções locais. Fato que pegou a todos os programadores de surpresa, já que 90% dos canais são estrangeiros e exibem material dublado.  Para alguns o que se tornou obrigação, sempre foi o necessário. Como é caso do canal HBO que já nos presenteou com grandes séries como Filhos do Carnaval, Mandrake, Mulher de Fases, Alice e Preamar.


     Neste mês de agosto, a HBO prepara a estreia de mais um seriado nacional, (fdp). O nome da serie é uma referencia ao palavrão usado por muitas pessoas ao falar mal dos juízes de futebol, por exemplo.  A narrativa da atração explora o ponto de vista numa partida dessas figuras que frequentemente causam polêmica alternando com sua vida pessoal. Apesar do tema não despertar muito o interesse deste que vos escreve, pelas previas e imagens de bastidores lançadas pela emissora, me deu muita vontade de assistir. 



     Outro detalhe que me chamou a atenção foi o elenco formado por Cynthia Fallabela (irmã de Débora Fallabela) e a ex-VJ da MTV Chris Couto, mas o personagem principal, Juiz Juarez é feito pelo ator conhecido no mundo do teatro Eucyr de Souza. Vale a pena dar uma chance as séries brasileiras da HBO, pois elas tem uma estrutura mais parecida com filmes do que com séries da TV aberta americana. Ou seja, cada detalhe é minuciosamente cuidado, elenco escolhido a dedo e, claro, o mais importante, os roteiros são ótimos. 


     
    O GNT nem mesmo tinha por obrigação cumprir essa nova lei federal já que boa parte da programação é feita de produtos nacionais.  Mesmo assim, o canal decidiu entrar no competitivo mercado dos seriados dramáticos e lança o seu em outubro. Remake de uma série israelense, Sessão de Terapia conta com Selton Mello como diretor principal. A história não poderia ser mais simples, um psicólogo (papel do ótimo, mas sempre mal aproveitado ator ZeCarlos Machado) ouve os problemas de seus pacientes.  Foram encomendados 45 episódios da primeira temporada que será exibida de segunda a sexta, às 22h30.  A cada dia, o Dr. Theo irá lidar com um problema diferente e acaba se envolvendo muito nas histórias de seus pacientes e também tem seu momento divã.



     No elenco, nomes conhecidos como Maria Luisa Mendonça, Mariana Lima e Maria Fernanda Cândido. Assim como (fdp), a série me conquistou de cara somente pelas imagens de bastidores, fotos e previas. Como o governo federal, eu também terei minha cota de produções nacionais a partir de agora. Até a próxima edição!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário