terça-feira, 19 de junho de 2012

GARIMPO: CLÁSSICO REVIGORADO



     Demorei um pouco esta semana para trazer até vocês a minha coluna Garimpo aqui no blog Planeta Diário Brasil por um motivo especial. Mostrar a minha opinião sobre uma grande estreia que aconteceu hoje na TV. Não, não estou falando de Gabriela - isso meu querido amigo Diogo já fez, mas sim de Dallas. Se você não faz ideia do que é isso, saiba que não se trata de um documentário sobre o estado americano e sim sobre um seriado que estreou na TV americana em 1978 e, que foi o primeiro do gênero a adotar o estilo de narrativa das telenovelas, onde uma história é contada a conta-gotas ao longo dos capítulos. No caso de Dallas, foram 14 temporadas e alguns telefilmes.



     A nova série da grade do Warner Channel não é um remake da clássica, mas sim uma continuação. Semelhante ao drama teen 90210 que aproveita situações e alguns personagens de Barrados no Baile, o – não tanto – novo Dallas conta a rixa entre John Ross (Josh Henderson) e seu primo Christopher (Jesse Metcalf) pela posse do enorme terreno onde fica a fazenda Southfork, igualzinho seus pais J.R. (Larry Hangman) e Bobby (Patrick Duffy), respectivamente, fizeram anos atrás.  É engraçado perceber que, ao tentarem fazer algo novo, o seriado saiu muito parecido com original. John é arrogante e já se mostrou uma cobra que pode ser capaz de enganar o próprio pai - eu duvido, já que estamos falando do maior vilão da TV americana -. Enquanto, Christopher é mais na dele tentando construir a vida sozinho sem a ajuda do pai. 



     A ala feminina é representada por Elena (Jordana Brewster, atriz filha de brasileira com americano, presente na série de filmes Velozes e Furiosos), filha da empregada que se apaixona por Christopher, mas por um mal entendido, acaba nos braços de John. Christopher está de casamento marcado com a bela Rebecca (Julie Gonzalo), uma moça com um passado meio duvidoso. Alias, o que os roteiristas fizeram neste piloto foi realmente jogar em nossa cara que ninguém é tão bom assim.  A velha guarda, com o perdão do trocadilho, se mostrou tão importante para a trama, que seria difícil criar o seriado sem a presença deles. 




     Dos atores da série original, o que mais apareceu foi Patrick Duffy como o honesto Bobby. Ele descobre que está com câncer e resolve vender a propriedade que esta com a família há anos. O ex-galã resolve procurar pelo irmão J.R. que está numa casa de repouso, aparentemente, com uma profunda depressão.  A ex-esposa do cafajeste mor também da às caras, Sue Ellen (Victoria Principal) tão má quanto antes.
A trama do primeiro episódio chega a prender mesmo a atenção e não tem nenhum momento enche linguiça. De cara, os personagens já chegam mostrando o que são e o que querem, apesar de um ou outro ter uma personalidade dúbia. John e Elena acham petróleo na terra dos Ewing e tentam convencer Bobby a explorar o terreno. Ele é contra, graças ao testamento da mãe que diz para os filhos não venderem por nada.  No final, o telespectador já sabe que mais uma disputa ferrenha entre os membros da família Ewing por dinheiro vem pela frente.  





     Engraçado que, mesmo após anos, o fascínio por Dallas ainda continua. A nova versão é a aposta do canal Warner para o segundo semestre, enquanto que, a série clássica está sendo exibida em dois canais pagos - Viva e TCM. Prova que o povo gosta mesmo é de ver barracos entre família. Até a próxima edição!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário